Fitodermatoses são dermatoses causadas por plantas. Na maioria das vezes, são causadas pelo contato direto e apenas por isso, mas, eventualmente, ocorrem sem contato com a planta, ou, então, eventualmente, necessitam da ação conjunta do sol. É interessante salientar que há possibilidade de que as substâncias existentes nas plantas capazes de causar dermatoses entrem em contato com a pele sem que o indivíduo tenha contato com a planta (por dispersão) .
Lembro que as fotodermatoses não são causadas apenas por plantas, mas também por cosméticos e medicações de uso oral que podem promover sensibilização na pele quando se está exposto aos raios solares.
Como evitar:
- Lave bem as mãos sempre que manipular frutas cítricas sob o sol.
- Lave o rosto, em volta da boca.
- Evite fazer (ou beber) limonadas, sucos de frutas, picolés, caipirinhas ao se expor ao sol.
- Perfumes podem provocar uma reação semelhante: não use perfumes antes de se expor ao sol.
- Use bloqueador solar no local afetado.
- Não use bronzeadores caseiros, em especial aqueles que são feitos à base das folhas do figo. São perigosos e podem ocasionar queimaduras graves.
-Cuidado também com a bergamota, figo verde (incluindo as folhas), laranja, lima, lima da pérsia, manga, nabo, tangerina- elas também podem provocar manchas na pele. O uso de folhas de arruda em receitas caseiras para combater piolhos também é perigoso, podendo causar lesões cutâneas severas.